sábado, 11 de setembro de 2010

Os benefícios da Atividade Física


Nota: A Pirâmide de atividade Física é uma ferramenta baseada nos Guias de Atividades Física, desenvolvidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva (E.U.A)

Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso.

Confira abaixo as doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos.

Não se esquecendo que, aliada aos exercícios físicos, a alimentação equilibrada e saudável, evitando-se o consumo de sal, gorduras e frituras, vai fazer com que você alcance o equilíbrio para uma vida saudável.

Pesquisas mostram que os exercícios ajudam a reduzir o risco de várias doenças, além de incrementar sensivelmente a qualidade de vida. A atividade física regular pode proteger você dos seguintes problemas de saúde.

Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC)

A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (o colesterol bom) e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação.

Esses fatores também podem diminuir o risco de doença vascular periférica.

Hipertensão arterial.

A atividade física pode reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensos. Além disso, reduz a gordura corporal, que também está relacionada com níveis elevados de pressão arterial.
Diabetes não-insulino dependente. Reduzindo a gordura corporal, os exercícios ajudam a prevenir e controlar essa forma da doença.

Obesidade.

A atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo.
Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e combater a obesidade, um importante fator de risco para várias doenças.

Dor lombar

Melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir a dor lombar.

Osteoporose.

Os exercícios promovem a formação óssea e podem evitar a perda óssea associada ao envelhecimento.

Melhora da auto-estima e combate do stresse

Estudos sobre os efeitos psíquicos da atividade física demonstram que a prática regular de exercícios pode melhorar o humor e a auto-estima, através da produção de endorfinas. Pesquisas importantes mostram que a atividade física pode combater a depressão e a ansiedade.

Deficiências

Os exercícios aeróbicos evitam o aparecimento de deficiências em pessoas com idade mais avançada.

Fonte: Lincx - Serviços de saúde

2 comentários:

  1. Eu to no topo da piramede, que beleza!
    AUHEOAIEHAEOHAEUAHAUHEAHUSHUASHUAHUS

    ResponderExcluir
  2. Melhora da auto-estima e combate do stresse.

    A sedentária aqui precisa exercitar mais
    hahahahaha

    ResponderExcluir